sexta-feira, 22 de agosto de 2008

ROTEIRO DE SLIDES

1º Slide: Será o tema do planejamento com os alunos do AMBIAL(1ª a 8ª séries do Ensino Fundamental).

2º Slide: Os objetivos de motivar e ensinar a produzir hortaliças afim de difundir o plantio e o consumo.

3º Slide: Atividades propostas; Oralidade; Leitura de textos sobre alimentos.

4º Slide: Produção textual: Organizar escalas sobre plantio definitivo e transplante.

5º Slide: Pesquisa de campo: Princiapais hortaliças da região consumidas e preços sobre as mesmas.

6º Slide: Prática: Fotos sobre o plantio.

7º Slide: Elaboração de texto no Laboratório de Informática.

8º Slide: Fotos sobre todas as etapas desenvolvidas.

9º Slide: Conclusão.

10º Slide: Bibliografia.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

FERRAMENTAS VIRTUAIS DE COMUNICAÇÃO :O que são e quais são?

Ferramenta é um dispositivo para facilitar tarefas diversas.Virtual é, no popular, tudo aquilo que diz respeito às comunicações via Internet.Comunicação é a materialização do pensamento/sentimento em signos/linguagem conhecidos pelas partes envolvidas.São ferramentas que usamos para a comunicação com outras pessoas através da Internet. E elas são muitas, como:Buscadores, E-mail, Comunicadores Instantâneos, Bate-Papo ou Chat, Blogs, Flogs e Moblogs, Redes Sociais de Relacionamento, Telefonia Virtual, Grupos de Discussão e AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias (Síntese de Moraww)

Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional. Com a Internet estamos começando a ter que modificar a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos de educação continuada, a distância.

Ensinar e aprender exigem hoje muito mais flexibilidade espaço-temporal, pessoal e de grupo, menos conteúdos fixos e processos mais abertos de pesquisa e de comunicação. A aquisição da informação, dos dados dependerá cada vez menos do professor. As tecnologias podem trazer hoje dados, imagens, resumos de forma rápida e atraente. O papel do professor - o papel principal - é ajudar o aluno a interpretar esses dados, a relacioná-los, a contextualizá-los.

Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para incorporar a real significação que essa informação tem para ele. O professor é um facilitador, que procura ajudar a que cada um consiga avançar no processo de aprender.

Tanto nos cursos convencionais como nos a distância teremos que aprender a lidar com a informação e o conhecimento de formas novas, pesquisando muito e comunicando-nos constantemente. Isso nos fará avançar mais rapidamente na compreensão integral dos assuntos específicos, integrando-os num contexto pessoal, emocional e intelectual mais rico e transformador. Assim poderemos aprender a mudar nossas idéias, sentimentos e valores onde se fizer necessário.

quinta-feira, 24 de julho de 2008



curso digital

Estou fazendo um curso digital, onde tenho muito que aprender , espero que vem acrescentar o meu conhecimento sobre a informática.